Monday, April 09, 2007

literatura de cordel -nordestino



Era um homem muito rico ,
tinha honras de barão ,
tinha mais de vinte engenhos,
em metal tinha um bilhão ,
doze mil vacas paridas
nas fazendas do sertão.

A mulher deste barão tinha honras de rainha ,
sessenta e cinco criadas
para lhe servir na cozinha :
parecia inda mais bela
pelos cabelos que tinha.

...

criou-se sem ir à missa
e nunca se confessou .
pôs os pés na santa igreja
só quando se batizou .
negócia de penitência ,
ele nunca procurou.

...

Quando inteirou cinquenta anos ,
deu-se um certo movimento :
seus bens , sem se saber como,
se acabavam num momento !
era como um redimoinho
ou tempestade de vento!

não se passou muito tempo ,
acabou-se a tal grandeza .
olhe o nobre acabrunhado,
carregado de pobreza ,
desprezado dos amigos
que lhe deviam firmeza!

Na hora que ele morreu ,
cobriu-se o campo de um véu.
mas a alma , como invisivel ,
chegou às portas do céu,
em tristeza amortalhada,
para dar contas de réu!

ALMA

Mãe amada me liberte ,
eu lhe peço por piedade!
sei que gastei os meus dias
em luxúria e vaidade!
mas espero ser valido :
me acuda , por caridade!


VIRGEM

Alma , o que você pediu
eu não posso prometer!
se existisse algum motivo ,
algum bem , eu ia ver!
é bem dificil , porém ,
salvá-lo sem merecer!

...

DIABO

JÁ Maria está puxando :
a coisa se desmantela !
eu já sei que essa mulher
para salvar um se péla !
e , se eu não tomar cuidado ,
essa mulher me engabela!
ela põe-se a esmiuçar ,
puxa de diante pra trás ,
começa a fazer pergunta
que só advogado faz !
até que parece coisa que ninguém lembrava mais!

VIRGEM

meu filho me espere aí,
enquanto eu vou consultar
o outro , o filho divino ,
pra ver se posso salvar,
ver se seus grandes pecados
têm grau de se perdoar!


JESUS

Mas minha mãe , tudo é claro
pra quem deseja saber!
lá deixei o livro , a biblia ,
que ensina a proceder
e a igreja interpretando
para erro não haver!


DIABO

isso é que é bom português !
quem se engana é porque quer
loucura grande , a do homem
que se ilude com mulher
não sei como se defende
uma alma tão leguelhé!

VIRGEM

meu filho , perdoe esta alma ,
tenha dela, compaixão !

ALMA

se o senhor me condenar ]vai dar alegria ao cão !
é por mim e por você,por sua
morte e paixão.

JESUS

Pois minha mãe , leve a alma
sob a sua proteção .
as outras fiquem com ela ,
façam no ceú , união .
fica feito o seu pedido:
dou, a lea , a salvação !

DIABO

o jeito é eu ir embora
o caso não é o primeiro
e o pior é que também
não será o derradeiro
homem em quem mulher manda
não pode ser justiceiro!



Não se perde quem se apega,
com fé , amor e alegria ,
ao santo nome de Deus
ao cristo e à virgem maria.

No comments: