Monday, February 26, 2007

orixás-cada um com sua energia !



oxalá- orixá masculino , de origem ioruba ( nagô) bastante cultuado no Brasil , onde costuma ser considerado a divindade mas importante da África.


oxum- é o nome de um rio em oxogbo, região da Nigéria . Apesar de ser comum a associação entre orixás femininos da mitologia africana , oxum é destacada como a dona da água doce .


iemanjá- comparada com as outras divindades do panteão africano , feminino ioruba , é extremamente simples .É uma das rainhas das águas.


iansã - orixá feminino muito famoso no Brasil , sendo figura das mas populares entre os mitos da umbanda e do candoblé ; costuma ser associada à figura católica de Santa barbara .


nanã- feminina uma figura muito controvertida do panteão africano . ora perigosa e vingativa , ora praticamente desprovida de seu maiores poderes , relegada a um segundo plano amargo e sofrido , principalmente ressentido .


xangô- é miticamente um rei , alguém que cuida da administração , do poder e , principalmente , da justiça .


ogum- figura masculina que se repete em todas as formas mais conhecidas da mitologia universal , é associado a luta , à conquista .


oxóssi- seus filhos são aqueles cujo metabolismo básico e caracteristicas de personalidade herdadas geneticamente mais se identificam com uma matriz , o próprio oxóssi , se manifesta em ambientes com florestas cerradas , parques onde animais são preservados , espaços enfim de contato entre o homen e os animais .


oçanhe - é o orixá masculino de origem nagô como oxóssi , habita a floresta , é de cor verde , do contato íntimo e misterioso com a natureza .Seu dominio estende-se ao reino vegetal , às plantas mais especificamente às folhas , as selvagens que crescem livremente sem a intervenção do homen .


oxumarê- qualquer definição mais rigida é dificil e arriscada , não se pode nem dizer que seja masculino ou feminino , pois ele é as duas coisas ao mesmo tempo , metade do ano é macho e a outra é fêmea .


omalu/obaluaê-É completamente cercada de mistérios e dogmas indevassáveis, essa figura é atribuido o controle sobre todas as doenças , especialmente as epidêmias.


obá- foi uma das esposas de xangô , e também mulher de ogum .Segunda a lenda obá era muito enérgica e forte , mais velha e sem vaidade mas com pretensão ao amor de xangô , sabendo o quanto ele era guloso , procurava sempre surpreender os segredos das receitas de cozinha utilizada por oxum , que irritada decidiu pregar-lhe uma peça , um dia pediu que viesse assistir a preparação de determinado prato que segundo oxum , xangô , o esposo em comum adorava , quando obá chegou ,oxum estava com a cabeça coberta com um pano que lhe escondia as orelhas , e conzinhava uma sopa na qual boiavam 2 cogumelos ,oxum mostrou dizendo que havia cortados as orelhas colocando na sopa , para preparar o prato predileto de xangô .Quando lhe servido ,tomou com apetite e satisfação ,retirando -se ,todo gentil na companhia de oxum .Na semana seguinte que era a vez de obá cuidar de xangô , cortou as orelhas e cozinhou na sopa , xangô ficou repugnado e furioso com a cena , neste momento apareceu oxum ,retirou seu lenço e seguir as duas numa violenta luta corporal .

Motivo pelo qual ,quando obá se manifesta em algumas de suas iniciadas , leva as mãos para cobrir o local ou usa-se turbante a fim de esconder.


ibeji - é formado por duas entidades distintas e sua função basica é indicar a contradição , os opostos que coexistem num plano mais terreno , por ser criança é associado a tudo que se inicia a nascente de um rio , o germinar das plantas , o nascimento de um ser humano.


exu- é figura de status entre os orixás , que apesar de ser subordinado ao poder deles , constitui uma figura tão poderosa que frequentemente desafia as próprias divindades.




POR ISSO SEJA QUAL FOR SEU ORIXÁS , RELIGIÃO E CRENÇA , PENSE SEMPRE NO BEM ENCONTRE SUA PAZ INTERIOR , POIS ASSIM ENCONTRARÁ SUA VERDADEIRA FELICIDADE.


No comments: